Tecnologia brasileira com IA pode acelerar diagnóstico de doenças pulmonares como o câncer
- Inova na Real

- 5 de ago.
- 1 min de leitura
Batizado de ChestFinder, ferramenta criada por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) identifica sinais de câncer e enfisema em exames de tomografia

A nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida por pesquisadores da UFF foi tema de uma reportagem da CNN Brasil: ChestFinder. O sistema tem potencial para revolucionar a forma como doenças pulmonares graves, como enfisema e câncer de pulmão, são detectadas em exames de imagem.
Iniciado há cerca de dois anos no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói (RJ), o projeto está sendo treinado para analisar tomografias e laudos clínicos com o objetivo de identificar padrões que possam indicar a presença dessas enfermidades e já apresenta bons resultados em termos de precisão e sensibilidade.
"É importante ressaltar que a ferramenta não fornece um diagnóstico, ela apresenta uma possível indicação que deve ser avaliada por um profissional. Entretanto, já com essa indicação, pacientes poderão ser encaminhados para acompanhamento especializado de forma mais rápida, o que ajuda na elaboração de diagnósticos precoces", explica o professor Daniel de Oliveira, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, à reportagem da CNN.
Também entrevistada, a professora Cristina Asvolins, do Departamento de Radiologia da UFF, o ChestFinder pode identificar alterações pulmonares mesmo em exames feitos por outros motivos. Para ela, além de melhorar o acesso ao diagnóstico, a IA pode ajudar a reduzir custos no sistema de saúde.
Para entender mais como essa tecnologia pode impactar o diagnóstico e o tratamento, clique aqui e confira a reportagem da CNN Brasil.












Comentários