Startup nascida no Sírio-Libanês recebe aporte de gigante da saúde
- Inova na Real

- 25 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out.
MV oferece ferramentas digitais para toda América Latina
A healthtech Sofya, nascida dentro do Hospital Sírio-Libanês, acaba de conquistar um investimento estratégico da MV, multinacional brasileira especializada em tecnologia para hospitais, clínicas e operadoras de saúde. A operação marca uma virada importante para a startup, cuja tecnologia de inteligência artificial (IA) tem se destacado por simplificar processos hospitalares, reduzir burocracias e apoiar decisões médicas mais precisas.
Fundada em 2022, a Sofya surgiu como uma resposta interna a uma dor muito presente no dia a dia hospitalar: o excesso de tempo gasto em documentação, formulários e tarefas administrativas que sobrecarregam médicos, enfermeiros e demais equipes de saúde. A partir desse contexto, a empresa criou uma plataforma que: Automatiza o preenchimento de documentação clínica, inclusive por comandos de voz; auxilia em decisões clínicas complexas, como hipóteses diagnósticas e recomendações de exames; otimiza fluxos de atendimento (como filas de pronto-socorro) e gestão de prontuários eletrônicos.
Até aqui, a Sofya já apoiou mais de 1 milhão de consultas com sua tecnologia; isso reforça seu impacto crescente dentro de hospitais e clínicas, mesmo em estágio inicial. O aporte da MV trata-se de uma parceria estratégica que vai além da simples injeção de capital. O movimento sinaliza um esforço conjunto para escalar a inovação brasileira no cenário da saúde digital, com México, América Latina em geral e até mercados internacionais como possíveis destinos das soluções.
Este é um exemplo de como grandes empresas de tecnologia em saúde (healthtechs, softwares hospitalares etc.) estão cada vez mais interessadas em integrar IA de forma prática, não apenas como promessa, mas como ferramenta já aplicada.
Por meio da tecnologia, a empresa contribui na execução dos protocolos clínicos, ajuda no diagnóstico e proporciona eficiência financeira na medicina. Para isso, o sistema da Sofya oferece desde automatização de tarefas rotineiras, como preenchimento de documentação através da voz, até o suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados.
Para o futuro próximo, está prevista a expansão da atuação da Sofya com suas soluções integradas na plataforma da MV, ampliação das bases de clientes, e, possivelmente, novos rounds de investimento, caso sua escalabilidade e retorno operacional continuem positivos.
O nascimento da Sofya surge para comprovar a tese do forte impacto da IA no setor da saúde. Segundo um levantamento realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e pela Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), 62,5% dessas instituições incorporam essa tecnologia de alguma maneira.
Referências: Veja Abril, JCPE, Cryptoid












Comentários