Primeiro hospital público inteligente do Brasil deve transformar o SUS
- Inova na Real

- 9 de set.
- 1 min de leitura
O Brasil se prepara para inaugurar, até 2027, o primeiro hospital público inteligente do país. O Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil) será implantado no complexo do Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, com o objetivo de revolucionar o atendimento em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade contará com 800 leitos para emergências de adultos e crianças, em áreas como neurologia, cardiologia, neurocirurgia e terapia intensiva, aliando tecnologia avançada ao cuidado humanizado. Utilizando inteligência artificial, ambulâncias conectadas via 5G e telessaúde, o projeto pretende reduzir o tempo médio de resposta em casos graves — de 17 horas para apenas 2 horas.
Além do atendimento hospitalar, o ITMI-Brasil se consolidará como um centro de pesquisa e formação de profissionais nas áreas de saúde digital, cibersegurança e engenharia clínica. O hospital terá uma estrutura sustentável de 150 mil m², resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde, USP, Governo do Estado de São Paulo e financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS), em torno de US$ 320 milhões.
O projeto prevê ainda a criação de uma rede de UTIs inteligentes em capitais como Brasília, Fortaleza e Porto Alegre, todas interconectadas em tempo real ao Hospital das Clínicas da USP.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ITMI-Brasil representa um marco histórico para o SUS, ao unir inovação tecnológica, pesquisa científica e integração da rede pública de saúde. A expectativa é oferecer uma experiência mais eficiente e humanizada, beneficiando não apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde.
Clique aqui e confira a reportagem traduzida pelo Ministério da Saúde.












Comentários