Tecnologia goiana com IA promete tornar cirurgias de câncer de mama mais seguras
- Inova na Real

- 7 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
O sistema é pioneiro e visa auxilia médicos a reduzir riscos em cirurgias

A mais nova startup goiana “OBNext” desenvolve uma tecnologia baseada em inteligência artificial para auxiliar cirurgias de câncer de mama apoiada pelo Governo de Goiás. O sistema combina algoritmos para aumentar a segurança dos procedimentos cirúrgicos. O apoio do Estado ocorre por meio do Programa Centelha, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
A ferramenta é capaz de analisar imagens e identificar tecidos comprometidos em tempo real, essa capacidade permite que a remoção do tumor seja mais assertiva. De acordo com os pesquisadores, a tecnologia foi concebida a partir da colaboração entre profissionais da área médica, engenheiros e pesquisadores em inteligência artificial.
“Nosso objetivo sempre foi usar a tecnologia para salvar vidas e melhorar a experiência das pacientes. Com o apoio do Inova Goiás, conseguimos transformar um projeto de pesquisa em uma solução com potencial de impacto nacional”, explica o médico nuclear Antônio César Pereira, um dos fundadores da startup. Em entrevista para a página do governo do Estado de Goiás.
O OBNext está em fase de validações clínicas e aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A startup já acumula parcerias com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com apoio da Embrapii/Sebrae, e colabora com a goiana Ziontech para produção e comercialização do equipamento. Também trabalha com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) no desenvolvimento de novos marcadores tumorais com inteligência artificial. A meta é disponibilizar o dispositivo em breve para hospitais, operadoras de saúde e também para o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil e no exterior.
REFERÊNCIAS: Goias.Gov, Imprensa Madureira, Revista Exame, Saúde Digital News












Comentários